Manual

Introdução

A cor, como é amplamente reconhecida, traz grande contribuição para o sucesso de um produto. Este reconhecimento traz consigo a intensificação de estudos sobre a cor e conseqüentemente a especialização nos métodos de coloração.

No setor de plásticos especificamente, em vista da complexidade crescente do mercado, a escolha e desenvolvimento das cores ideais envolvem aspectos mais complexos que os tradicionalmente considerados, como estética e efeitos psicológicos.

A obtenção da cor envolve a coordenação de diversos elementos, tais como utilização da peça, níveis de tolerância, resina utilizada, temperatura de processamento, atoxicidade e outros.  Para que o sucesso do desenvolvimento, tanto de cores como de outros produtos, seja conduzido econômica e eficientemente, é necessário que haja grande entrosamento entre o cliente e o fornecedor de matéria-prima.

É no sentido de aprimorar cada vez mais a comunicação com o mercado (nossos clientes), que a Cromex editou este manual para consulta rápida, abordando alguns conceitos sobre concentrados de cor e aditivos. Não se pretende com ele esgotar os temas abordados, mas sim fornecer uma orientação rápida às questões mais freqüentes encontradas durante anos de atuação no mercado.

A Cromex coloca ainda toda sua equipe técnica à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, buscando aperfeiçoar cada vez mais seu relacionamento com o setor.

OBSERVAÇÕES QUANTO À LEITURA

Este trabalho dirige-se a todos os profissionais direta ou indiretamente ligados ao mercado dos termoplásticos, técnicos ou não.  Tivemos a preocupação, ao elaborá-lo, de utilizar uma linguagem simples, sem prejudicar contudo a qualidade da informação apresentada.

Para facilitar a leitura, dividimos o conteúdo em tópicos, sendo que, na apresentação c desenvolvimento dos assuntos, colocamos em evidência os conceitos básicos.  Preparamos ainda um pequeno glossário, onde expomos conceitos que não são abordados no decorrer do trabalho.